domingo, 11 de agosto de 2013

Novo projecto

Ora, como disse, o chefe tem insistido para eu aceitar novos desafios e durante as férias que tive, em Junho (não publicitei aqui mas estive de férias em Junho), ele convidou-me para o ajudar num projecto que arrancou este mês. Algumas farmácias do Tesco não atingem os 720 itens por semana e, assim sendo, não são rentáveis. Em palavras muito simples: dão prejuízo e isso é inaceitável. Como tal precisam de apoio e precisam de um programa rigoroso que lhes permita ultrapassar a barreira dos 720/semana para entrarem no lucro.

Ora o meu chefe e os restantes Area Managers têm 35-40 farmácias para gerir cada um e, em cada uma delas, 15-20 parâmetros com que se preocupar. Visto que estas farmácias abaixo dos 720/semana necessitam de um apoio directo muito próximo e apenas voltado para um parâmetro que lhes está a afectar a rentabilidade, cada AM procurou encontrar um Pharmacy Manager que assumisse este projecto e criasse este apoio. E é aí que o tuga entra.

Enquanto estive de férias, em Julho, houve um workshop sobre este projecto. Como estava de férias, não fui e esta terça-feira tive de ir até perto de Londres para passar o dia a falar com o gestor central do mesmo: o Sanjay, um homem que trabalha no Head Office do Tesco e que é pago a peso de ouro "apenas" para gerar ideias e criar programas que criem rentabilidade no negócio. Confesso que fiquei impressionado com o tipo: um indiano, baixito, de 49 anos, muito experiente, com os truques todos da cartilha e que eu sei que estava a avaliar todos os meus comportamentos desde que coloquei um pé na sala. 

Explicou-me o que pretendia e, embora o desafio seja grande, eu estou com uma "pica" do caneco para começar com a coisa. Porque é muito à minha medida. Vou ter liberdade de acção para gerir muita coisa. Só tenho é de apresentar resultados e ajudar as minhas farmácias a crescer. Vou passar a sair um dia por semana da minha farmácia e a fazer hora e meia/duas horas de carro rumo a Sul, onde vou observar, avaliar, ajudar, dar suporte e lançar ideias nas farmácias e, principalmente, criar relações com equipas novas, colegas farmacêuticos, gestores de supermercado, médicos e gestores de lares. 

Fiz a viagem de regresso já a organizar umas ideias e entretanto já tenho um dossier alinhavado e um plano para as próximas semanas. Há muita coisa para fazer e estou cheio de ideias. Não vou ganhar nem mais um cêntimo por isto mas vou fazer um trabalho muito diferente e com isso vou desenvolver imensamente os meus skills sociais, de avaliação de comportamentos e de comunicação - precisamente o que mais me impressionou no Sanjay. Vai ser uma experiência e tanto que, se correr bem - como há um ano, com a abertura de Burnham - me vai colocar na linha da frente para continuar a merecer a confiança de receber projectos destes. 

Estamos na luta.


Sem comentários: