segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Adaptado ao Tesco

Nesta altura de Verão, como planeei ter uma semana de férias em cada mês, as semanas passadas em Gloucester são quase todas de seis dias de trabalho. Como tal, o único dia de folga é aproveitado ao máximo para fazer algumas tarefas de casa e para me dedicar a uma actividade que adoro: não fazer nenhum. Não fazer nenhum envolve, em geral, chegar da Sunday League, cozinhar um bom almoço, degustá-lo a ver séries no iPad e passar a tarde toda no sofá a jogar Playstation, ver filmes ou séries. A Vanessa trabalha aos domingos. 

Tudo isto para justificar a ausência do blog e os posts que tenho no "ambiente de trabalho" à espera de vontade para serem escritos. Este, por exemplo, serve apenas para documentar um motivo de bastante orgulho: o ponto perfeito que atingimos na farmácia há umas semanas.

Cada companhia de farmácias do UK possui um forma de avaliar cada uma das suas lojas (embora, no fundo, sejam todas semelhantes e avaliem practicamente os mesmos indicadores de performance). O Tesco chama-lhe Steering Wheel e é emitida em períodos de 4-5 semanas. Tratam-se de duas roda divididas em segmentos - cada um para um indicador de performance - sendo que a roda de fora se refere à performance cumulativa anual, enquanto a roda mais interior se refere à performance do último período. Cada segmento é pintado de vermelho, amarelo ou verde consoante o falhar ou atingir do objectivo em cada indicador.

Esta é a última Steering Wheel da 3074 - Quedgeley: 


Por comparação com a Steering Wheel do meu chefe, que avalia a média das trinta e muitas farmácias que ele supervisiona:


E pergunta o perspicaz leitor, que melhor não tem para fazer que vir para aqui ler estas balelas: "Mas que ponto perfeito é esse que tem um segmento todo vermelho, no período e no acumular do ano?" - já a salivar para poder dar um banhinho de humildade a este cagarolas.

Ao que eu respondo: "Menos, perspicaz leitor! Menos! Que ninguém lhe pediu a opinião." Mas já que o tema é chamado, permita-me defender-me e dizer que aquele segmento inteiro vermelho é um erro. Aquilo devia estar verde, em conformidade com a performance da farmácia e como comprovam os dois documentos seguinte. 



Como corolário disto, tenho recebido alguma insistência do chefe para pegar noutros projectos. Mudar de farmácia já lhe disse que está fora de questão. Trabalho a cinco minutos, a pé, de casa, investi muito tempo e muito trabalho a colocar muita coisa a funcionar como queria e sei bem o que me espera em qualquer outro dos sítios para onde ele me quer enviar. 

Acumular outras funções - funções que me retirem algum tempo da minha farmácia e me coloquem a dar apoio directo a outras - já é algo que eu posso considerar e que, em breve, deverei começar a receber treino para fazer.

Sem comentários: