terça-feira, 29 de junho de 2010

Falemos do Mundial


Com Portugal de fora, falo como o Nemésio: agora sou argentino.

Aqui ficam as minhas previsões, com 70% de razão e 30% de coração, até final. 

Uruguai bate o Gana e encontra na meia final a Holanda (que dá muito mais gosto de ver jogar que aquele Brasil). Argentina continua a encantar e atropela a Alemanha. Na meia final joga com a Espanha que despacha o Paraguai com 80% de posse de bola.... perdão... com 2-0.

À final chega a Holanda e a Argentina (aqui têm que ser pelo menos 70% de coração porque esta Espanha cheira-me que mete o Maradona num chinelo). Na final: argentino desde pequenino só para ver o Maradona a dançar nú à frente do Blatter.

Falemos de Portugal


Portugal saiu, e bem, deste Mundial (também) porque esta Espanha é muito forte. Mas não só...

Porque há sair e sair! Porque por muito forte que a Espanha seja, que o é, nós parecíamos o Paços de Ferreira, nos anos 80, a ir jogar às Antas ou à Luz: fomos para o 0-0 e a ver se chovia qualquer coisinha. Assim uma espécie de Grécia só que com um discurso mais "cagarola". E se, na primeira parte, a "equipa dos quatro centrais" ainda lá foi à frente de "mês em quando" (graças, principalmente, às arrancadas do Coentrão), na segunda foi, no mínimo, constrangedor nem passar do meio campo. E depois de sofrermos o golo, o grande filósofo da bola mostrou que não levava um Plano B. Continuámos na mesma... não se subiram as linhas... não se abdicou de ninguém lá de trás....nada! Se calhar levávamos 3 ou 4, é certo... mas parece-me a mim (que pouco sei) que o resultado final é o mesmo: Mundial no sofá.

E como se não bastasse, o "Proxor" resolve tirar o Hugo Almeida que ainda era dos poucos que estavam a jogar qualquer coisinha. Isto para não começar a escrever sobre o Ricardo Costa e as 1265 vezes que tentou agredir o Villa porque isto é um blog sem bolinha. Ah... e depois temos o gajo dos anúncios da Nike que é um grande jogador (sem ironia) mas não pode é chutar à baliza em todos os livres que passem o círculo central ou cada vez que vê a linha de meio-campo! Tá bem que a maneira como o Dr.Futebol arma a equipa não o favorece mas do meio campo? Nem com o Moretto na baliza!

E é por tudo isto que não estou tão triste como em 2006 (e incomparavelmente menos que em 2004). Porque se formos honestos só temos que admitir que esta Espanha está muito acima de nós e que, a jogar como nós, ninguém é campeão do mundo. Valha-nos o que me disse o César: ganhou-se um guarda-redes!

P.S. - E a pontaria da Nike a escolher estrelas para anúncios do Mundial: Drogba, Canavarro, Rooney, Ribery, Ronaldinho e Cristiano Ronaldo... todos no sofá!

P.P.S. - Uma opinião mais séria, por baixo da qual assino

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A meio caminho

Voltámos!

Aquilo foi bom. A sério... Muita praia boa, muito descanso, muita bicharada, muitas belezas naturais, muita comida boa... Mau só o facto de termos perdido os se7e de Portugal, pois à hora do jogo íamos a meio da jornada de onze horas que separam Malé de Londres.

De momento: Coimbra. Trabalho, trabalho... só para a semana.

Peguem aí umas fotos:




quarta-feira, 16 de junho de 2010

Carta aberta a Robert Green

Caro Rob:

Imagino que estes ultimos dias te tenham sido particularmente dificeis. Aviso-te alias que, se bem me lembro, no ultimo dia que estive em Inglaterra eras capa em todos os jornais. Aparecias ajoelhado, a gatinhar atras de uma bola que, embora parada naquele freeze-frame que os jornais captaram, todos sabemos que acabou dentro das redes. Tens, pois, uma imprensa inteira, de faca afiada, pronta para servir a tua cabeca a um pais que, se nao passar da fase dos grupos no mundial, vai querer sangue.

Escrevo-te para te dizer que, neste momento, nao consigo ter pena de ti. Sabendo que a Espanha vai ganhar a Suica, vais ser tu, Rob, a custar a mim e a Vanessa 1500 batatas. 

Nao sei se voltaras a jogar ou nao no Mundial mas se o fizeres espero que voltes a estar ao mesmo nivel. E que agora que os teus servicos ja nao me sao queridos, adorava que voltasses a dar um frango pois nada me dava mais gozo que, daqui a dez dias, voltar a Inglaterra sabendo que eles nao tinham passado da fase de grupos do mundial.

Sem mais assunto, deste teu nao-fa:

A.Lage

P.S. - Rob... vai te encher de moscas!

Meedhupparu - Raa Atoll

Gostamos disto.

Estamos numa ilha pequena, a que chegamos de hidroaviao, onde reina a calma e o sossego. A areia e branca  branca, a agua azul azul, a comida optima e os teclados nao tem acentos. Vivemos num bungallow no meio da selva mas que fica a vinte metros da praia e com Mundial na televisao.

Estamos rodeados de vida selvagem: ja vimos peixes de todas as formas e cores, passaros de todos os feitios, repteis, morcegos, e acordamos todos os dias com uma infinidade de sons da selva.

Hoje vamos jantar na praia, amanha vamos fazer snorkling e quinta jet-ski.

Portugal foi um sofrimento.

A net e cara. So volto a escrever em Portugal.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

"Com a barbatana!"

Vejam só nos "tesourinhos" que eu ontem tropecei, enquanto vasculhava o disco externo, à procura da foto que ilustra o post anterior:





Foi uma horinha a ver estes e outros vídeos... e a rir. Destaque para o realizador e relatador dos vídeos que, embora não entrando na imagem, acaba, sem dúvida, por ser a persongem principal.

Este ano não há circuito

E as saudades que este campinho deve ter da maltinha... ?

Junho é sinónimo de volei. Pelo menos sempre assim foi, nos últimos sete anos. Fosse num 2x2 no Choupal ao fim da tarde, fosse numa partidinha do outro lado do Atlântico ou simplesmente naquelas maravilhosas trocas de bola em Albufeira/Portimão, Junho era sempre o mês do volei.

Este ano, infelizmente, e a não ser que a Vanessa revele uma, até à data desconhecida, faceta de Miguel Maia, o volei já foi. Fica aqui, no entanto, o registo da minha muita pena por não desfutar, este ano, dessas enormes tardadas desportivas.

Logo este ano que - e faço uso das palavras do meu amigo Zé Rui - me considero o melhor e o segundo melhor jogador de volei do mundo...

P.S. - Pelo menos há Mundial

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Gostei


Da apresentação do Villas-Boas no Porto.

As perguntas foram o esperado (objectivos, Mourinho, idade,...) e por isso ponho as mãos no fogo em como as resposta já iam preparadas de casa mas gostei da naturalidade e da confiança quase inabalável sem tiques de presunção. E a forma como arrumou e já mandou para canto a colagem ao Mourinho... Muito bom.

Vai ser forte o Porto para o ano. Vai ser um campeonato "rijinho"...

P.S. - Na II Liga que suba o Leixões.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Férias em Raa Atoll - faça você mesmo


Marcámos férias. Uma semana nas Maldivas e uma semana em Portugal.

Antes de começarem a dizer que são férias "à burguês" deixem-me defender-nos. Foram as férias de Verão mais baratas que já marquei e ficaram muito mais em conta do que o que se encontra nos catálogos. É que não marcámos por nenhuma agência de viagens. Marcámos tipo puzzle, a encaixar peças, e tudo pela net: comprámos primeiro o voo, depois comprámos a estadia no resort, depois comprámos um seguro de uma semana, depois juntámos a viagem de autocarro até Londres e por fim os voos até Portugal. Só nos falta o transfer da ilha onde aterramos até à ilha onde fica o resort (sem isso, vamos um bocado no risco... mas havemos de arranjar alguém que nos leve lá).

É obvio que deu muito mais trabalho do que se nos sentássemos numa agência de viagem e só escolhessemos o destino e é óbvio que não vamos ter ninguém à nossa espera em lado nenhum e vamos ter que andar um bocado à descoberta, mas compensa pelo que poupamos. De resto... vai ser bom para descansar do ritmo disto, ver uma paisagem diferente do habitual, fugir dos 20ºC do UK e, claro, ver o Mundial em sossego. 

Depois... uma semaninha aí em Portugal para estar com gente boa... e continuar a ver o Mundial.